Segunda Feira, 12 de Novembro de 2018
::: Pingos & Respingos


01/02/2013
Colunista interina: Bruna Arruda
com revisão de Jessica Krieger

Dicas do chef
Com a correria do dia a dia as pessoas estão se alimentando mal. Acabam não tendo tempo para o preparo e a realização de uma refeição saudável. Diante disso, o chefe de cozinha Leandro Marini, conhecido de muitos em nossa cidade, forneceu uma receita prática e rápida. Para quem não sabe, Leandro atua hoje como Chef de Cozinha do Taj Restaurante Bar. Veja a receita deliciosa que ele prepara para os leitores desta coluna:

Sanduíche rápido e fácil:
Ingredientes:
- 1 pão francês
- 150 gramas de mortadela fatiada
- meia cebola picada em cubos
- 1 tomate picado em cubos
- 2 colheres de azeite
Modo de preparo:
- Em uma frigideira aquecida coloque azeite, a cebola e o tomate. Aqueca até dourar. Acrescente sal a gosto e coloque as fatias de mortadela. Aqueça e coloque no pão francês. Super rápido e fácil.

Coisas do cotidiano
• Tragédia em uma boate em Santa Maria (RS) deixa mais de 200 mortos. Quem não se emocionou assistindo aos telejornais e vendo o depoimento de familiares, amigos, conhecidos e moradores da cidade. Uma tristeza sem tamanho. Esperamos agora que justiça seja feita para todos os responsáveis, especialmente para os donos da boate Kiss;
• O peso ideal não tem sido uma busca apenas de pessoas anônimas, mas também tem ocorrido com celebridades. Esta semana, por exemplo, algumas bailarinas do Programa do Faustão foram demitidas pela rRde Globo por excesso de peso. Que exagero!
• Anamara tem se tornado cada vez mais popular entre o público que assiste o Reality Show BBB13. Anamara foi escolhida para ter um dia fora da casa do BBB e ainda voltar como líder pelo público. Por aí podemos ver que o perfil barraqueira, explosiva e falar sem pensar atrai o público. Já o professor Ivan da casa, culto, educado, não tem tanta popularidade assim. Engraçado este paradoxo.
• O Abraço: é um dos gestos mais significativos de carinho, amor, proteção. Ao mesmo tempo em que conforta e protege, ele proporciona uma sensação prazerosa a quem envolve e é envolvido. Estudos mostram que um abraço pode ajudar a combater o estresse. Diante disso, um super abraço a todos!!!!

Entrevista da semana
Nesta semana, a coluna Pingos e Respingos fala com a psicóloga Carla Thiele Maran, de 31 anos. Formada pela UEM e pós-graduada em Educação Especial, atualmente trabalha no NIS (Núcleo Integrado de Saúde) e APAE. Confira nosso bate papo:
Pingos e Respingos – Como você define a profissão do psicólogo?
Carla - O psicólogo atua no estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento humano. Ele diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade, observando e analisando as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente (cliente), procurando ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados, encontrando maneiras de melhorá-los. Sempre visando promover a saúde e melhor qualidade de vida. O psicólogo deve ter interesse pelo estudo do comportamento humano, capacidade de observação, análise e comparação, equilíbrio emocional, facilidade de comunicação e expressão.

Pingos e Respingos – Você poderia falar um pouco sobre o aumento da procura pela psicologia da sociedade atual?
Carla - Atualmente vem aumentado o número de pessoas que procuram atendimento psicológico. Isto porque as pessoas estão entendendo a Psicologia como um apoio para uma melhor qualidade de vida e saúde. Os preconceitos de outras épocas, como coisa para “doido”, “louco”, diminuíram muito, e as pessoas hoje admitem e buscam ajuda quando percebem que não estão bem psicologicamente, seja por problemas de ordem emocional (afetiva) e/ou social. Atualmente muito se ouve falar em Estresse, Síndrome do Pânico, Depressão, Transtornos Alimentares, Transtornos Pós Traumáticos, entre vários outros Transtornos, e já se sabe que eles atingem uma grande parte da população, e a maioria dos que sofrem desses Transtornos procuram tratamento psicológico nos primeiros sintomas.

Pingos e Respingos - Como funciona o trabalho psicológico com crianças especiais?
Carla - O trabalho psicológico é indispensável para o desenvolvimento da autonomia e potencialidades da criança com deficiência, visando sempre torná-la o mais independente possível, para que ela possa realizar o máximo de atividades que privilegiem seu contato com a sociedade, de maneira natural, sem exclusão.

Pingos e Respingos - O que você diria para quem tem interesse em ingressar no curso de psicologia?
Carla - Eu diria que para escolher Psicologia, antes de qualquer coisa, o estudante precisa ser uma pessoa desprovida de preconceitos e ter o desejo de se dedicar ao outro e de se colocar no lugar do outro. Independente de onde ela queira atuar como psicólogo, seja em um hospital, em uma clinica, em um clube esportivo, em uma escola, entre outros, ela precisa ser um defensor da qualidade de vida. Uma pessoa que tenha vontade de ajudar o próximo, que gosta de estudar, pesquisar e se atualizar. Uma pessoa que tenha uma visão de que a vida é o bem mais valioso que nós temos.

Apagando as velinhas
- O jovem Eduardo Cioffi apagou as velinhas nesta última quarta-feira, 30 de janeiro. Parabéns Eduardo!
- Quem comemorou idade nova esta semana foi a cirurgiã dentista Ana Claudia Razente, na última segunda-feira (28 de janeiro). Desejamos um ano abençoado na sua vida.
- Parabéns ao querido Alfredo Bordim Júnior que apagou as velinhas nesta última quinta-feira (31 de janeiro). Que Deus te abençoe grandemente.
- A querida Sabrina Harumi Eto está apagando as velinhas na data de hoje. Parabéns Sabrina.

Momento literatura

Luís Vaz de Camões, poeta português, dono de um estilo de vida boêmio, é considerada uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do ocidente. Lendo esta semana sobre Camões, já tinha lido há muito tempo atrás o soneto a seguir, mas lendo novamente me chamou muita atenção, de forma diferente e quero compartilhar com os leitores:

Amor é um fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luis de Camões

Emocionante, não?

Entrelinhas
***A oficina Beck Multi Center dos empresários Anderson Beckauser e Mauro Cerezuella tem rendido muitos elogios na cidade, mesmo sendo um estabelecimento relativamente novo. Entre outros serviços, vale destacar o alinhamento computadorizado, injeção eletrônica e mecânica em geral para seu veículo. Vale a pena conferir e tomar um delicioso café***A novela Salve Jorge da Rede Globo tem sua audiência cada vez menor!***Dilma anuncia 66,8 bilhões para os prefeitos!***Para as meninas que amam maquiagem fica a dica do site www.supervaidosa.com, site da querida Camila Coelho, brasileira residente dos Estados Unidos com excelentes tutoriais de Maquiagem***Cada dia mais lindo o pequeno Mateus, o filho do casal Carolina Leal/Helton Nakagima***Na próxima semana, meu pai, Juarez de Oliveira, retoma as atividades do blog***As lágrimas de Jesus dão a você permissão para derramar as suas. A tristeza não significa que você não confia em Deus; significa que você não pode suportar a idéia de viver um dia sem uma pessoa querida que se foi. SE JESUS DEU AMOR, ELE ENTENDE AS SUAS LÁGRIMAS. Portanto lamente, mas não lamente como aqueles que não conhecem o resto da história – Trecho do livro Deus Está no Controle do autor Max Lucado.

Fonte: Dr. Juarez de Oliveira

 
Veja Mais:

  • 09/11/2018 - Casa de Custódia: sim ou não?
  • 31/10/2018 - Por que Bolsonaro foi eleito?
  • 26/10/2018 - É melhor já ir se acostumando?
  • 19/10/2018 - Eleição de cidade pequena em nível Federal
  • 11/10/2018 - Estamos no 2º Turno!
  • 05/10/2018 - Teremos 2º turno?
  • 28/09/2018 - O protagonismo feminino nas eleições
  • 21/09/2018 - Respeite a opinião alheia!
  • 14/09/2018 - Falta infraestrutura nos programas políticos!
  • 06/09/2018 - 7 de Setembro: Soberania ou Colônia!
  • 31/08/2018 - Os candidatos e suas promessas inviáveis!
  • 24/08/2018 - Todos tiram votos de Bolsonaro!
  • 17/08/2018 - Campanha eleitoral mais restritiva
  • 10/08/2018 - “Todas as mulheres gostam de apanhar”
  • 03/08/2018 - Reta final das convenções
  • 20/07/2018 - Convenções: Quem serão os candidatos?
  • 13/07/2018 - Falta de vacinação, mídias sociais e surto de doenças!
  • 06/07/2018 - Veneno nosso de cada dia!
  • 29/06/2018 - Será o fim da malandragem no Futebol?
  • 22/06/2018 - Ufanismo na Copa!
  • 15/06/2018 - Ler é fundamental!
  • 07/06/2018 - O Mar e as praias de plástico!
  • 01/06/2018 - Tanque cheio, mente vazia!
  • 25/05/2018 - A mobilização dos caminhoneiros!
  • 18/05/2018 - Afinal, o que querem os prefeitos?
  • 11/05/2018 - Para que serve o Dia das Mães?
  • 04/05/2018 - Troca de figurinhas da Copa
  • 28/04/2018 - Diga eu te amo enquanto há vida!
  • 20/04/2018 - Divulgar imagem de cadáver poderá render prisão!
  • 13/04/2018 - E o pobre cada vez fica mais pobre!
  •  
    © Jornal Noroeste - Escrevendo a história de Nova Esperança e região desde 1985
    Rua Governador Bento Munhoz da Rocha Neto, 354 - Sala 101 - Nova Esperança, PR - CEP 87600-000 - Fone 044 3252 3908
    Desenvolvido por Hnet Websites